quarta-feira, outubro 14, 2009


Homem, 64 anos, foi atendido no posto de saúde com sintomas e sinais de insuficiência cardíaca congestiva. Após a compensação do quadro clínico com a medicação adequada, foi realizado este eletrocardiograma.
Julgue as informações seguintes.

(A) Existe necrose subepicárdica na parede anterior, evidenciada pelo não crescimento da onda R de V1 a V6.
(B) Há evidentes sinais de hipertrofia do ventrículo esquerdo com sobrecarga sistólica.
(C) O supradesnivelamento do segmento S-T observado de V1 a V3 são indicativos de que o paciente está sendo acometido por infarto agudo do miocárdio nesta parede.
(D) Há distúrbios primários da repolarização na parede inferior.
(E) Extrassístoles ventricularas multifocais são observadas nas derivações bipolares (DI/DII/DIII).

2 Comments:

At 12:43 PM, Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 12:45 PM, Blogger Unknown said...

Grande Neif!

(a) A alternativa é falsa; deve-se lembrar de outras causa de não crescimento da onda R na parede anterior, como o bloqueio de ramo esquerdo (que é o caso do ECG apresentado), que cursa com QRS alargado, ondas R entalhadas e alargadas nas derivações precordiais laterais (V5 e V6) e usualmente nas derivações I e aVL, padrão rS ou onda r ausente nas precordiais direitas (V1 e V2), ausência de q septais nas derivações esquerdas e prolongamento da deflexão intrinsecóide (>60ms) em V5 e V6 (a deflexão intrinsecóide é o tempo de ativação ventricular, sendo medida do início do QRS até o vértice da onda R). Além disso, o paciente não apresenta hist´ria de IAM prévio ou atual.
(b) ? Efetivamente pode-se questionar a HVE. O BRE pode simular ou dificultar o diagnóstico de outros padrões do ECG, como o IAM de parede anterior e o HVE. Neste, isso ocorre devido ao aumento de amplitude do QRS e pelo desvio do eixo intrínsecos ao próprio BRE, além da alta prevalência de HVE anatômica que acompanha o BRE, o que dificulta a definição de critérios com alta especificidade. Um ecocardiograma seria mais elucidativo.
(c) São falsas; não há história clínica compatível e como comentado, as alterações observadas são explicadas pelo BRE.
(d) Alternativa falsa; observar a assimetria da onda T.
(e) A alternativa é falsa; é observada a presença de uma extrassístole ventricular, porém isolada.

Abraço!

 

Postar um comentário

<< Home