Esse senhor acordou várias vezes à noite com mal-estar inespecífico, urinando várias vezes e sentindo-se nauseado. Os acompanhantes solicitaram a avaliação do serviço de atendimento emergencial domiciliar e relataram que o mesmo, concomitantemente, passou a apresentar delírios, fala desordenada e ideação persecutória.Foi solicitada bioquímica sanguínea e realizado o eletrocardiograma anexo.
(A) O ECG é normal
(B) É prudente solicitar cultura de urina pois os sintomas do mesmo poderão estar relacionados com uma provável infecção urinária.
(C) É possível que o mesmo tenha sido acometido por acidente vascular encefálico e, por isso, deverá ser solicitada tomografia computadorizada imediata.
(D) Se há delírio e ideação persecutória o tratamento com antipsicóticos deverá ser instituída o mais rapidamente possível.
(E) O paciente deverá ser internado imediatamente pois os sintomas são, provavelmente, secundários ao infarto agudo do miocárdio, bem evidenciado no eletrocardiograma.
Discussão Clínica
Os idosos apresentam-se, frequentemente, com manifestações clínicas atípicas quando são acometidos por processos agudos que alteram a sua homeostasia. Assim, mudança de comportamento, delírios e diminuição do apetite deverão ser investigados mais agressivamente pois poderão ser secundários a infecções, notadamente urinária e pulmonar, e a outras inúmeras condições patológicas. Nesse caso específico o quadro poderá ser explicado com clareza pelo infarto agudo do miocárdio, bem evidenciado no ECG de repouso, e o mesmo deverá ser internado imediatamente para se obter a patência da artéria coronariana relacionada.
2 Comments:
Grande Neif!
O velhinho está apresentando o famoso delirium!
O delirium é um déficit global da atenção de instalação aguda que se caracteriza por flutuação ao longo do tempo e pensamento desorganizado ou alteração do nível de consciência. A presença do estado confusional agudo indica sofrimento difuso do SNC e demanda investigação e tratamento da causa de base.
(A) IAM com supra do segmento ST na parede inferior e pela extensão do infra de ST na parede inferior pode ter havido acometimento dorsal;
(B) Efetivamente as ITUs nos idosos podem cursar com pouco/nenhum sintoma, sendo causas de delirium;
(C) A probabilidade de em AVE é menor uma vez que o distúrbio da consciência nesse senhor não foi acompanhado de sinais neurológicos localizatórios;
(D) O tratamento do delirium envolve medidas inespecíficas ambientais e comportamentais; medicações para o tratamento do delirium, que podem não ser necessárias mas, quando indicadas, deve-se realmente usar antipsicóticos (haloperidol); e principalmente o tratamento e correção da causa de base.
(E) Neste caso a causa base foi o IAM e a terapêutica deve ser voltada para o tratamento do mesmo. A presença do delirium agrava o prognóstico do paciente, com aumento da mortalidade.
Abraço
Boa referência
N Engl J Med 2006;354:1157-65.
Postar um comentário
<< Home