Adolescente, 14 anos, sexo masculino, em investigação devido a episódios de síncopes inexplicadas, curta duração, com pródromos, acompanhadas de sudorese intensa.
Não há senhum outro comemorativo e nenhuma patologia sistêmica associada. O exame físico é normal, exceto a ausculta do ritmo cardíaco, que se encontra irregular.
(a) Os achados do ECG sugerem a etiologia dos sintomas
(b) Provavelmente haverá a necessidade do implante de marcapasso definitivo
(c) Há indicação de estudo eletrofisiológico para elucidação do caso
(d) Pesquisar outras causas para a síncope, principalmente síncope vasovagal
(e) Iniciar antiarrítmicos imediatamente
3 Comments:
Não há dúvidas quanto o ECG: BAV 2º Mobitz I, intervalo PR depois do bloqueio é menor PR antes do bloqueio... fenômeno de Wenckebach( aumento progressivo do intervalo PR até o bloqueio). É considerado um bloqueio benigno, supra hissiano, ou seja influência vagotônica, revertendo com atropina na maioria das vezes... portanto não há indicação de marcapasso definitivo, e nem mesmo de marcapasso provisório, este só está indicado se não houver reversão com o vagolítico... Assim a etiologia da síncope do nosso paciente já está definida...
Este comentário foi removido pelo autor.
O paciente apresenta um BAV do segundo grau Mobitz I, com FC média de 60 bpm. Não há necessidade de outros exames complementares ou marcapasso, mas deve-se pesquisar o uso de drogas por este paciente que pode estar causando o quadro.
Postar um comentário
<< Home