quinta-feira, junho 11, 2009


Este paciente foi encaminhado pelo médico do posto de saúde do seu bairro com um pedido de parecer cardiológico pois foi detectado no eletrocardiograma do mesmo um bloqueio atrioventricular. O médico questiona a necessidade do implante de marcapasso definitivo no doente, pois ele vem apresentando sintomas vertiginosos com pouca resposta ao uso de cinarizina.
(a) Há indicação imediata do implante de marcapasso definitivo.
(b) Há necessidade de realizar outro eletrocardiograma para melhor avaliação do grau do bloqueio.
(c) É absolutamente necessária a realização do Holter de 24 horas pois há indícios da necessidade do implante do marcapasso definitivo.
(d) Não há indicação primária do implante do marcapasso definitivo mas, sim, do marcapasso provisório.
(e) Nestes tipos de bloqueios não há necessidade da estimulação cardíaca definitiva.

3 Comments:

At 9:15 PM, Blogger Unknown said...

Esse caso clínico,nos levanta uma importante questão, quando indica-se um marcapasso definitivo ? Em quais tipos de bloqueios que está indicado ?

Vamos ao ECG: Temos ondas "P" dissociadas do complexos QRS, os estímulos nascidos no Nó sinusal é bloqueado ao passar despolarizar o ventrículo, já caracterizamos um BAV de 2º grau, mas temos ainda dois tipos, que cuja importância é fundamental para indicar ou não o marcapasso. O Tipo I que é o nosso caso é dito benígno na grande maioria, pois a localização é supra-hissiano, ou seja, tem influência vagotônica, assim um vagolítico ( como a atropina) pode melhorar a frequencia cardíaca e a sintomatologia do paciente... o tipo I é caracterizado pelo fenômeno de Wencheback, aumento progressivo do intervalo PR até o bloqueio ( PR antes do bloqueio é maior que o PR depois do bloqueio)... Assim nesse caso não há indicação de estimulação elétrica nesse tipo de bloqueio...

 
At 8:42 PM, Blogger Dallian said...

Este paciente apresenta um BAV do segundo grau Mobitz I, Alto, benigno. Não há necessidade de marcapasso provisório, estimulação elétrica ou holter de 24 horas. Os focos que assumem a despolarização ventricular são estáveis e a frequência cardíaca é boa.

 
At 10:39 PM, Blogger Madalena said...

Letra B ,no apesar do comentário clinico, esse eletro não está com as configurações de acordo.

 

Postar um comentário

<< Home