quinta-feira, junho 18, 2009


Este senhor está doente há cerca de 1 mês, com queixas de tonteiras, vertigens, cefaleia e crises de ausências e já foi examinado por alguns médicos.

O primeiro, otorrinolaringologista, crê que o mesmo está acometido de labirintopatia e o medicou com cinarizina, solicitando os exames relacionados.

O segundo, médico de família, detectou hipertensão arterial divergente (180/60 mmHg) e o medicou com losartan e hidroclorotiazida.

Levado ao neurologista, este solicitou tomografia cerebral e eletrocencefalograma, sendo-lhe prescrito difenil-hidantoína.

As queixas continuaram, com discreto ou nenhuma melhora e ele foi atendido no pronto-socorro em mais uma das suas crises de tonteiras.

2 Comments:

At 6:51 PM, Blogger Unknown said...

Caso muito interessante... mostrando uma paciente cujo queixa de tontura, sendo passado por diversos médicos e especialidades, os quais englobaram quase todos os diagnósticos diferencias de tontura ( hipertensão, labirintopatias, crises de ausência... enfim morrendo na arritmia, fato que poderia ser sugerindo por um simples exame clínico e confirmado por um simples ECG... ) .
Vamos ao ECG, podemos perceber uma completa dissociação entre onde "p" e complexo QRS, o famoso BAVT e o pior com um escape ventricular ( QRS alargado e uma FC < 40 bpm ... ) . Cd: Indicação definitiva de marcapasso , o mais rapidamente possível...
Caso que nos faz valorizar, cada vez mais o exame clínico .... que estão cada vez mais desvalorizado, por essa quantidade de exames complementares...

 
At 8:19 PM, Blogger Dallian said...

Este paciente deve ser investigado de acordo com seus sinais e sintomas clínicos. Assim,em uma consulta atenta seria observada uma bradicardia, que juntamente com as queixas do paciente, indicam a necessidade da realização de um ECG. Este, demonstra a presença de um BAVT Baixo com frequência de 33bpm. Assim, pela gravidade do bloqueio, este paciente tem indicação de internação para colocação de marcapasso provisório e, posteriormente implante de marcapasso definitivo.

 

Postar um comentário

<< Home