terça-feira, setembro 08, 2009



Paciente de 84 anos atendido no pronto-socorro com súbita hemiplegia completa e proporcionada à esquerda, quadro iniciado há 2 horas quando se dirigia para o supermercado.Ele é hipertenso e diabético, em uso regular de captopril, AAS, glibenclamida e metformina.

(a) O ECG é normal.

(b) O ECG não é normal mas, provavelmente, as alterações observadas não estão relacionadas com o quadro clínico apresentado pelo paciente.

(c) Esse paciente deveria estar em uso de anticoagulante oral.

(d) Ele já estava em uso de AAS, que o protegeria de eventuais embolias sistêmicas, mas deveria estar em uso de antiarrítmicos orais, como a amiodarona, por exemplo.

(e) Ele está sendo acometido por infarto agudo do miocárdio. Deverão ser solicitados marcadores de necrose miocárdica, como a troponina I e a CK-MB.

Discussão

A fibrilação atrial é uma das importantes causas de embolias sistêmicas e, se associada com outras condições mórbidas (sobretudo hipertensão arterial, diabetes, insuficiência cardíaca, valvopatias e episódios prévios de embolias), deverá ter um controle mais rigoroso, visando a anticoagulação plena, oral ou parenteral.

Tanto os eventos agudos, paroxísticos, quando os persistentes e permanentes poderão desencadear embolias, mas aqueles cujo tempo de instalação da arritmia sejam maiores que 48 horas estão mais propensos aos episódios.

Os antiarrítmicos devem ser usados com cautela nos casos persistentes e permanentes e somente deverão ser administrados quando o paciente estiver plenamente anticoagulado (INR entre 2 e 3), pelo risco de reverter a fibilação atrial ao ritmo sinusal e promover outros eventos embólicos agudos.

1 Comments:

At 11:06 AM, Blogger Unknown said...

Grande Neif!

Por ser muito comum, é importante saber abordar o paciente com fibrilação atrrial. Referências:

Newly Diagnosed Atrial Fibrillation - N Engl J Med 2004;351:2408-16.
O artigo revisa as estratégias de abordagem de acordo com os principais guidelines.

Rhythm Control versus Rate Control
for Atrial Fibrillation and Heart Failure - N Engl J Med 2008;358:2667-77.
Artigo original que avalia o benefício da estrtatégia de controle do ritmo na fibrilação atrial.

Amiodarone for Atrial Fibrillation - N Engl J Med 2007;356:935-41.
Quando se fala em arritmia, lembramos da amiodarona. Esse artigo é interessante por mostrar recomendações de uso e os efeitos adversos com as precauções de uso.

Abraço

 

Postar um comentário

<< Home