sábado, março 24, 2012



Você está de plantão no pronto-socorro ("palco") e sente-se bem preparado pois, durante a sua formação na faculdade, e também após a sua formatura, preocupou-se em realizar treinamentos adequados nos "bastidores", quando dá entrada um paciente homem, 71 anos, acompanhado pela esposa e por várias filhas, grande fumante (100 anos/maço), hipertenso há 21 anos em controle irregular, referindo grande mal-estar precordial de início há 2 horas, sudorese profusa, náuseas e vômitos.
Foi realizado este eletrocardiograma dentro dos 5 minutos preconizados após a chegada do mesmo à emergência.

(A) Ritmo de fibrilação atrial com extrassístoles ventriculares frequentes. Tratar imediatamente a arritmia, sob risco de evolução para PCR.
(B) Ritmo sinusal, extrassístoles ventriculares frequentes, supradesnivelamento convexo do ponto J e do segmento S-T na parede anterior, além de isquemia nessa parede, configurando infarto agudo do miocárdio.
(C) Ritmo sinusal com extrassístoles ventriculares frequentes. Tratar os sintomas do paciente com analgésicos e antieméticos, evitando-se o uso de antiarrítmicos para não aumentar o Q-T do mesmo.
(D) O supradesnivelamento do ponto J e do segmento S-T na parede anterior é do tipo côncavo e, desta forma, parece indicar afecção crônica do coração. Orientar a cessação do fumo e estabilizar os níveis tensionais do paciente com medicação adequada.
(E) É "piti". Encaminhar o paciente para tratamento psiquiátrico, após medicá-lo com antidepressivos e ansiolíticos.