sábado, dezembro 10, 2011

Homem de 71 anos, com antecedente de hipertensão arterial bem controlada, chega ao pronto socorro com dor precordial típica, 3 horas de duração, intensidade de 10 em 10. Ansioso, sudoreico, nauseoso. Realizou eletrocardiograma que revelou bloqueio do ramo esquerdo. Seu médico assistente foi contactado e informou que o seu ECG da semana anterior era normal. Qual das abaixo é a melhor conduta no momento?

(a) Colher imediatamente sangue para marcadores de necrose miocárdica

(b) Trombolítico EV imediatamente

(c) Ecocardiograma transtorácico o mais rapidamente possível

(d) Radiografias do tórax (projeções frontal e perfil esquerdo)

(e) Alívio imediato da dor precordial com morfina EV

2 Comments:

At 12:52 PM, Blogger guilherme bicalho said...

B!

 
At 6:13 PM, Blogger Patrícia Frascari said...

B)
Trata-se de um caso bem provável de IAM acometendo septo de V.E, refletida pelo BRE que é novo, já que na semana anterior não havia esse achado no ECG. Oclusão da artéria descendente anterior.
A minha conduta é a trombólise, se o paciente não tiver contra-indicações, e ainda há tempo para o paciente se beneficiar de trombolíticos(o quadro dele tem 3 horas). Curva enzimática seriada é importante, deve entrar na prescrição,e acredito que já devem ter colhido quando ele deu entrada no PS, mas no momento a conduta prioritária é a trombólise enquanto há tempo. Eu não administraria morfina nesse caso porque não vi o traçado, não sei se há infarto de VD associado e não sei se está hipotenso.

 

Postar um comentário

<< Home