O paciente, homem, 62 anos, com longo histórico de dispepsia e refluxo gastroesofágico, em tratamento continuado com omeprazol e domperidona, é atendido no pronto-socorro geral no início da noite de domingo com mal-estar epigástrico de duração prolongada, desde o início da manhã, e que cedeu apenas parcialmente à medicação prescrita.
O mesmo solicita medicação venosa para diminuir os sintomas e ele possa retornar ao seu domicílio pois tem consulta marcada com o seu gastroenterologista na manhã do dia seguinte, segunda-feira.
Indagam-se:
a) Qual o diagnóstico clínico?
b) Qual o laudo do eletrocardiograma?
c) Qual a melhor conduta a ser tomada?
Homem, 64 anos, foi atendido no posto de saúde com sintomas e sinais de insuficiência cardíaca congestiva. Após a compensação do quadro clínico com a medicação adequada, foi realizado este eletrocardiograma.
Julgue as informações seguintes.
(A) Existe necrose subepicárdica na parede anterior, evidenciada pelo não crescimento da onda R de V1 a V6.
(B) Há evidentes sinais de hipertrofia do ventrículo esquerdo com sobrecarga sistólica.
(C) O supradesnivelamento do segmento S-T observado de V1 a V3 são indicativos de que o paciente está sendo acometido por infarto agudo do miocárdio nesta parede.
(D) Há distúrbios primários da repolarização na parede inferior.
(E) Extrassístoles ventricularas multifocais são observadas nas derivações bipolares (DI/DII/DIII).
Estudante de medicina, 22 anos, assintomática, sem patologias prévias ou atuais, realizou o seu eletrocardiograma, observando o traçado acima.
Julgue as informações abaixo
(A) A necessidade de se implantar marcapasso no futuro é maior nessa paciente que na população geral
(B) A sua longevidade provavelmente será menor que na população geral
(C) Acaso fosse BRE, a sua mortalidade seria menor do que se tivesse BRD
(D) A presença de BRD não muda em nada a evolução do seu portador
(E) A mesma deverá realizar eletrocardiograma frequentemente para surpreender prováveis pioras do comprometimento do seu sistema de condução cardíaco
Paciente de 54 anos procura o pronto-atendimento queixando-se de dispneia aos médios esforços, ortopneia e dispneia paroxística noturna, quadro clínico este iniciado há 4 meses, sendo realizado o eletrocardiograma anexo.
Julgue as informações elencadas abaixo
(A) O ECG é normal
(B) Existem distúrbios primários da repolarização ventricular na parede apical
(C) O supradesnivelamento do segmento S-T na parede anterosseptal é indicativo de que o mesmo esta sendo acometido por infarto agudo do miocárdio
(D) O ritmo é anormal
(E) O não crescimento da onda R na parede anterosseptal evidencia necrose subepicárdica, proveniente de infarto do miocárdio ocorrido no seu passado