sábado, agosto 29, 2009


Paciente jovem, negro, 26 anos, assintomático, exame físico normal, realizou esse eletrocardiograma para avaliação cardiológica visando liberação para atividade física.
(A) ECG é claramente anormal
(B) O traçado poderá ser considerado normal
(C) As alterações na parede anterosseptal são nitidamente isquêmicas
(D) O ritmo é anormal
(E) O eixo cardíaco é anormal
Discussão
A onda T invertida na parede anterosseptal poderá ser considerada como achado normal, sendo indicativa de persistência do padrão juvenil, principalmente em jovens, magros e negros, condição habitualmente encontrada nas crianças e que pode permanecer nos adultos.
Por outro lado ela tem configuração assimétrica e, dessa forma, não apresenta característica isquêmica.
O ritmo é sinusal, normal, assim como o eixo cardíaco, em 60º.
Em alguns casos poderá ser manifestação de condição patológica e, dependendo da história clínica apresentada pelo paciente, como hipertensão arterial, deverão ser solicitados outros exames complementares, como o teste ergométrico, para elucidação do caso.
Mas, nas condições clínicas mostradas pelo paciente em questão, o traçado provavelmente será considerado normal.

sábado, agosto 22, 2009


Idoso, 97 anos, sendo atendido em domicílio

Esse senhor acordou várias vezes à noite com mal-estar inespecífico, urinando várias vezes e sentindo-se nauseado. Os acompanhantes solicitaram a avaliação do serviço de atendimento emergencial domiciliar e relataram que o mesmo, concomitantemente, passou a apresentar delírios, fala desordenada e ideação persecutória.Foi solicitada bioquímica sanguínea e realizado o eletrocardiograma anexo.

(A) O ECG é normal

(B) É prudente solicitar cultura de urina pois os sintomas do mesmo poderão estar relacionados com uma provável infecção urinária.

(C) É possível que o mesmo tenha sido acometido por acidente vascular encefálico e, por isso, deverá ser solicitada tomografia computadorizada imediata.

(D) Se há delírio e ideação persecutória o tratamento com antipsicóticos deverá ser instituída o mais rapidamente possível.

(E) O paciente deverá ser internado imediatamente pois os sintomas são, provavelmente, secundários ao infarto agudo do miocárdio, bem evidenciado no eletrocardiograma.

Discussão Clínica

Os idosos apresentam-se, frequentemente, com manifestações clínicas atípicas quando são acometidos por processos agudos que alteram a sua homeostasia. Assim, mudança de comportamento, delírios e diminuição do apetite deverão ser investigados mais agressivamente pois poderão ser secundários a infecções, notadamente urinária e pulmonar, e a outras inúmeras condições patológicas. Nesse caso específico o quadro poderá ser explicado com clareza pelo infarto agudo do miocárdio, bem evidenciado no ECG de repouso, e o mesmo deverá ser internado imediatamente para se obter a patência da artéria coronariana relacionada.

sábado, agosto 15, 2009


Julgue as proposições elencadas

(A) ECG normal
(B) ECG normal é indicativo de ausência de cardiopatia
(C) ECG anormal é indicativo de cardiopatia
(D) ECG normal não necessita de internação hospitalar
(E) ECG anormal necessita de internação hospitalar

sábado, agosto 08, 2009


Julgue esse traçado de eletrocardiograma
(A) BRD
(B) Lesão subepicárdica na parede anterosseptal
(C) Brugada
(D) Normal
(E) Distúrbios secundários da repolarização ventricular nas paredes anterosseptal e lateral alta

sábado, agosto 01, 2009



Esta paciente, 62 anos, portadora de síndrome metabólica, foi atendida no hospital de emergência há 10 dias com precordialgia típica, acompanhada de sudorese, delta T de 12 horas, sendo internada na unidade cardiointensiva.

Julgue as assertivas abaixo:

(A) Observam-se isquemia, lesão e necrose subepicárdicas na parede anterior extensa.

(B) Há bloqueio bifascicular associado.

(C) Evidencia-se necrose subepicárdica na parede inferior.

(D) O não crescimento da onda R na parede anterior poderá ser explicado unicamente pela necrose subepicárdica ali existente.

(E) A presença do BRD associado é marcador de mau prognóstico, haja vista o provável acometimento do septo interventricular, de grande importância contrátil.