sábado, setembro 15, 2012

Mulher, 61 anos, hipertensa e diabética. Apresenta asma brônquica desde a infância, em uso de losartan, anlodipina, glibenclamida, metformina, aerolin xarope e corticoide spray.
Ela iniciou, há cerca de 3 meses, mal-estar precordial e dispneia quando faz esforços, inicialmente aos grandes esforços e que agora ocorrem ao tomar banho e ao arrumar a sua cama.


(A) O ECG é normal e a paciente apresenta quadro de insuficiência cardíaca, devendo iniciar o uso de furosemida e digoxina, além de carvedilol.
(B) O ECG não poderá ser analisado pois foi realizado em 2N.
(C) Há distúrbios secundários da repolarização ventricular nas paredes anterosseptal e lateral alta, indicativos de doença crônica do coração. Solicitar ecocardiograma e teste ergométrico para elucidação do sintomas apresentados.
(D) É doença isquêmica do coração e medidas devem ser tomadas imediatamente, com internação da paciente e realização de cineangiocoronariografia o mais rapidamente possível.
(E) Avaliar doença pulmonar como causa dos sintomas de dispneia, sendo necessário realizar espirometria e radiografia do tórax.