sábado, novembro 09, 2013

Paciente mulher, 44 anos, levada ao pronto-socorro pelos familiares e pela polícia militar, vítima de agressão domiciliar supostamente pelo marido, tendo sofrido vários chutes e socos envolvendo a cabeça, tórax e membros, apresentando hematomas corporais difusos e dor generalizada, principalmente no tórax e na cabeça.
Após realizar as tomografias do crânio e do tórax foi novamente encaminhada para a sala de atendimento para receber analgésicos parenterais. 
Ao chegar na Unidade de atendimento apresentou súbito desfalecimento e não respondeu mais a estímulos, tendo sido monitorizada e procedidas as manobras de cardiorressuscitação.


(1)

Após a recuperação de pulso arterial e da pressão arterial, foi intubada e colocada no ventilador mecânico, sendo solicitada a presença da cardiologista da Unidade Coronariana para dar um parecer sobre o caso, sendo realizado o ECG abaixo.

(2)

1) O que está acontecendo?
2) Qual o procedimento indicado (e realizado com sucesso durante a parada cardiorrespiratória), face ao traçado apresentado no monitor acima (1)?
3) Quais os passos a seguir pela médica da Unidade Coronariana perante o ECG realizado (2)?