sábado, agosto 25, 2012



(A) Supradesnivelamento do segmento S-T do tipo convexo, indicativo de infarto do miocárdio na parede anterior.
(B) Ritmo sinusal regular
(C) Distúrbios primários da repolarização ventricular na parede inferior (DII/DIII/aVF) e em parte da parede anterior (V5 e V6).
(D) ECG normal.
(E) Extrassístoles ventriculares em DII longo.






sábado, agosto 18, 2012

Homem, 54 anos, portador de gastrite crônica, em uso de omeprazol 40 mg/dia, grande fumante (carga tabágica de 60 anos/maço), dislipidêmico (último lipidograma evidenciou colesterol: 320 mg/dL; HDL: 30 mg/dL; LDL: 250 mg/dL), chega ao serviço de emergência queixando-se de intensa epigastralgia acompanhada de náuseas, vômitos e sudorese fria profusa. O quadro já dura 2 horas e não houve melhora com o uso de antiácidos e doses extras de omeprazol.
Foi realizado o eletrocardiograma acima:

(A) ECG normal. Encaminhar ao serviço de gastroenterologia para realizar endoscopia digestiva alta em nível ambulatorial.
(B) ECG é anormal pois o ritmo não é sinusal e o quadro clínico parece ser de colelitíase, necessitando de ultrassonografia de vias biliares em caráter emergencial.
(C) É infarto agudo do miocárdio e a parede inferior parece ser a acometida
(D) O QRS está alargado e o há BAV do primeiro grau.
(E) O padrão de V5 é Rs e o de V6 qRs

sábado, agosto 11, 2012



Esta paciente, mulher jovem, 23 anos, sem passado de quaisquer patologias inicia, há cerca de 3 meses, sudorese excessiva, sensação exacerbada de calor, ansiedade e coração batendo mais acelerado.

(A) A frequência cardíaca está normal. Identificar possíveis causas psicossomáticas na gênese dos sinais e dos sintomas da mesma.
(B) O eixo cardíaco está desviado para a direita.
(C) O ritmo cardíaco não é sinusal.
(D) A onda P está alterada e é claramente indicativa de sobrecarga atrial esquerda
(E) O ECG evidencia taquicardia sinusal. Pesquisar hipertireoidismo como possível causa dos sinais e dos sintomas apresentados pela paciente.