Homem, 78 anos, 92 Kg, hipertenso há 28 anos, dislipidêmico, diabético, em uso de losartan 50 mg/dia, glibenclamida 10 mg/dia, metformina 1 g/dia, AAS 100 mg/dia, sinvastina 20 mg/dia, é admitido com hemiplegia completa e proporcionada à direita, afásico, quadro iniciado há 30 minutos. O paciente respira espontaneamente em ar ambiente com spO2 de 94 mmHg, pressão arterial 160/95 mmHg, frequência respiratória 20 ir/min.
1) Qual a sua impressão inicial do traçado eletrocardiográfico?
2) Há relação do eletrocardiograma com a situação clínica do doente?
3) Dê o laudo do ECG
Você está de plantão na UPA em uma manhã de domingo quando é admitido um paciente homem, 56 anos, tabagista (40 anos/maço), apresentando intenso mal-estar epigástrico, em queimação, irradiado para o dorso e acompanhado de náuseas e sudorese.
1) Qual a sua impressão do ECG?
2) Qual o diagnóstico clínico?
3) Dê o laudo do ECG para ser encaminhado posteriormente ao médico assistente do paciente (por acaso esse médico é o seu professor de eletrocardiografia!).
Essa paciente, mulher de 27 anos, com histórico de febre reumática na infância e em acompanhamento no
ambulatório de valvopatias do Hospital, é admitida no pronto-socorro em edema agudo de pulmão, na madrugada de um feriado. O marido da mesma não sabe informar sobre a patologia da esposa e não há mais informações a respeito da sua cardiopatia.
1) O ECG parece-lhe normal?
2) Manifeste a sua impressão sobre o ritmo cardíaco, a frequência e o eixo de QRS.
3) Há evidência de crescimento de cavidades cardíacas no ECG?
3) O que poderia ter desencadeado o edema agudo de pulmão nessa paciente tão jovem?
Você está na UBS atendendo na estratégia de saúde da família quando chega um paciente homem, de 67 anos, queixando-se de dispneia aos esforços. Ele é hipertenso em uso de IECA (50 mg/dia) e hidroclorotiazida (25 mg/dia) além de dislipidêmico, em uso de sinvastatina (20 mg/noite).
É realizado o eletrocardiograma e você faz a análise inicial do mesmo:
1) O ritmo é normal?
2) O ritmo é regular?
3) A frequência cardíaca é adequada?
4) O eixo de QRS está no primeiro quadrante (normal)?
5) O ECG parece-lhe normal?
6) A queixa de dispneia relatada pelo paciente associada à análise inicial do eletrocardiograma poderia estar relacionada a causa cardíaca?
7) Cite uma complicação temida pelos médicos quando se deparam com o ritmo cardíaco observado no ECG do paciente.