Idosa, 97 anos, apresentou síncope enquanto tomava o café da manhã. A frequência cardíaca ao ser admitida no pronto-socorro era igual à frequência de pulso, regular, muito bradicárdica (34 bpm). A monitorização cardíaca demorou a ser feita, por problemas técnicos e, quando realizada, mostrou o traçado acima.
(A) BAV do segundo grau Mobitz II
(B) Bradicardia sinusal
(C) BAVT alto
(D) BAVT baixo
(E) Parada sinusal
Homem, 64 anos, hipertenso, dislipidêmico, disglicêmico, em tratamento medicamentoso irregular, apresenta-se com queixas de tonteiras e coração "batendo descompassadamente".
(A) BAV do primeiro grau
(B) BAV do segundo grau Mobitz I
(C) BAV do segundo grau Mobitz II
(D) Extrassístoles atriais bloqueadas frequentes
(E) Parada sinusal
Este senhor, 91 anos, portador de hipertensão arterial em tratamento regular com o uso de losartan 50 mg/dia e anlodipina 5 mg/dia e diabetes mellitus, em uso de metformina 1 g/dia e glibenclamida 5 mg/dia, apresentou episódio de síncope, com ferimento cortocontuso em região parietal direita decorrente da queda. Ele foi trazido pelos familiares, que suspeitam de hipoglicemia, pois o mesmo vem apresentando tonteiras similares há 3 dias, que melhoram parcialmente com o uso de alimentos. Você está realizando a sutura no couro cabeludo e nota que o pulso radial do paciente encontra-se irregular e, por isso, solicita um eletrocardiograma. O que está acontecendo?
Mulher, 81 anos, relatando cansaço aos mínimos esforços há 1 semana e tonteiras eventuais. Pressão arterial divergente (190/50 mmHg).
(A) ECG normal
(B) Bradicadia sinusal. Implante de marcapasso provisório.
(C) Parada sinusal. Implante de marcapasso definitivo
(D) BAVT baixo. Impante de marcapasso definitivo.
(E) BAVT alto. Alta para o domicílio com orientações.