Mulher, 91 anos, sofreu queda em domicílio e apresenta-se no pronto-socorro acompanhada de sua filha. Mostra-se com ferimento cortocontuso e sangramento em regiões frontoparietal direita.
(A) Fazer assepsia, sutura, vacina antitetânica e liberar para o domicílio.
(B) Internar para averiguar a causa da queda (Hipoglicemia? AIT? Neoplasia? Outras causas? ).
(C) BAVT - Implante de marcapasso definitivo imediato.
(D) BRE e bradicardia sinusal - Solicitar Holter de 24 horas para melhor interpretação dos achados do eletrocardiograma.
(E) IAM CSSST anterosseptal - Realizar trombolítico ou angioplastia seguida de ancoragem de stent, preferencialment farmacológico.
Qual a sua abordagem nesse paciente, 81 anos, referindo sentir o coração "bater de maneira descompassada" há 2 meses?
(A) Tratamento psicológico
(B) Anticoagulação plena
(C) Antirrítmicos
(D) Tranquilizar o paciente e a família pois o ECG é normal
(E) Solicitar Holter de 24 horas
Senhor de 84 anos realizou este eletrocardiograma para avaliação de palpitações eventuais. É hipertenso, tem dificuldade de movimentos e é acompanhado de sua filha, que cuida dele.
(A) Flütter atrial
(B) Fibrilação atrial
(C) Extrassístole atrial
(D) TV
(E) O traçado grosseiro é devido ao movimento dos membros superiores possivelmente pela Doença de Parkinson apresentada pelo paciente
Este paciente, homem, 59 anos, tabagista de 42 anos/maço, etilista de 60 g de álcool/dia, apresentou mal-estar precordial em domicílio acompanhado de intensa palpitação e turvação visual. Chegou ao pronto-socorro chocado (pressão arterial medida no braço direito em decúbito dorsal foi de 75/40 mmHg) e, ao ser monitorizado, observou-se taquicardia regular (210 bpm) com QRS alargado, prontamente abordada com cardioversão elétrica sincronizada na própria sala de emergência. O ECG acima foi realizado logo após a reversão ao ritmo sinusal.
(A) TV e HVE
(B) TV e IAM CSSST anterior
(C) Fibrilação atrial com QRS alargado e IAM SSSST anterior
(D) TV e IAM SSSST anterior
(E) Fibrilação atrial com QRS alargado e IAM CSSST anterior
Homem, 67 anos, hipertenso há 27 anos, tratamento irregular, diabético em uso regular de glibenclamida + metformina. Ex-fumante há 5 anos (40 anos/maço). Sentiu-se mal em domicílio, náuseas, vômitos, dispneia, palpitações e tonteiras, sendo levado ao pronto-socorro pelos familiares. A esposa informa que o mesmo teve episódios de mal-estar precordial nos dois dias anteriores, 3 a 4 ao dia, surgindo aos esforços maiores e desaparecendo com o repouso absoluto em cerca de 10 a 15 minutos, ocasião em que ele ficava muito pálido e com sudorese fria e profusa .
(Verdadeiro ou falso?)
(A) BRE
(B) HBAE
(C) TPSV
(D) TV
(E) A principal hipótese diagnóstica para a doença de base desse doente é coronariopatia, que estaria desencadeando a taquiarritmia apresentada
(F) A pressão arterial desse paciente provavelmente deverá estar normal
(G) É fibrilação atrial
(H) Há risco de evoluir para PCR